quarta-feira, 11 de maio de 2011

Documentário: Planeta Humano - Discovery Channel

Eu adoro documentarios! Além de nos ensinarem bem como uma aula, são muito interressantes. Essa semana estréia no canal a cabo (que pena) Discovery Channel  a série Planeta Humano, com oito episódios:


Episódio 1: Oceanos





Como animais terrestres, não somos feitos para viver na água, mas apesar da dificuldade, algumas pessoas acharam uma forma de viver das riquezas dos oceanos. Observe a façanha de um grupo de homens em um bote minúsculo, que caçam um cachalote usando apenas uma lança. Coletores de moluscos desafiam a morte na costa da Galícia, na Espanha, enquanto golfinhos e pescadores fazem uma aliança vantajosa no Brasil. Os membros do povo Bajau, de Bornéu, estabeleceram-se no mar e sentem falta de casa quando estão em terra firme.


Episódio 2: Montanhas





De florestas exuberantes em baixas altitudes a picos de tirar o fôlego, a vida fez sua morada no alto das montanhas. Como emboscar presas é praticamente impossível nos vastos platôs abertos da Mongólia, os caçadores forjaram uma aliança impressionante com as águias-douradas. Em encostas íngremes da Etiópia, famílias travam uma batalha dramática para proteger suas plantações do ataque dos babuínos. Em uma cerimônia jamais filmada, os budistas do Nepal oferecem seus mortos aos abutres em uma reverência à natureza.



Episódio 3: Selvas


As florestas tropicais abrigam mais espécies que qualquer outro lugar do planeta, mas para os humanos bípedes, são um ambiente impiedoso. Sobreviver na selva exige uma grande compreensão dos muitos segredos da natureza. Na Amazônia, a tribo Matis embebe suas flechas com um veneno natural, atirando-as com grande precisão com suas zarabatanas. Trinta metros acima do solo, na copa das árvores, um pai Bayaka recolhe mel, cercado por abelhas africanas "assassinas", enquanto na Papua Ocidental, pessoas constroem casas incríveis no alto das árvores.


Episódio 4 : Savanas


As savanas alimentam o mundo. Há mais de mil anos, aprendemos a dominar e a domesticar outros animais, assim como as próprias savanas, aumentando a população humana em quase sete bilhões de indivíduos. Mas a vida neste Jardim do Éden nem sempre é fácil: homens roubam presas frescas da boca dos leões no Quênia. As tribos Suri se esforçam para cuidar de seu valioso gado, e cavaleiros da Mongólia retiram leite de mulas selvagens. Em uma parceiria perfeita, as crianças Maasai falam literalmente com os passarinhos para encontrar colmeias escondidas.

Episódio 5 : Rios


Eles fornecem recursos vitais para a vida humana: água doce, alimento e até estradas naturais. Entretanto, os rios também são caprichosos e imprevisíveis, traiçoeiros e exigentes. A caminho do trabalho, um pescador se equilibra perigosamente em uma corda sobre as corredeiras do rio Mekong. Quando a seca atinge o norte do Quênia, os rios secam, mas elefantes e os homens da tribo Samburu trabalham juntos para encontrar água. No alto dos Himalaias, um pai e seus dois filhos empreendem uma jornada arriscada: uma caminhada de 100 quilômetros sobre um rio semicongelado

Episódio 6 : O Ártico

Seis graus abaixo de zero. O ambiente mais inóspito da Terra. Ainda assim, quatro milhões de pessoas conseguem sobreviver no Ártico. Este episódio acompanha um ano na vida dos moradores locais. Nos dias escuros do inverno, pescadores caçam tubarões em buracos abertos no gelo para alimentar seus cães de trenó; coletores de mexilhões se aventuram sob o gelo marinho, escapando da maré cheia em questão de segundos. No outono, as crianças enfrentam a noite mais perigosa: o Halloween. Será que a "patrulha do urso polar" em Churchill, Manitoba, conseguirá protegê-las de predadores famintos?


Episódio 7 : Desertos


A vida no deserto é governada pela busca incansável de um recurso vital: a água. As mulheres e crianças Tubus percorrem as dunas sem fim do Saara. Sua vida depende da água armazenada em um único oásis solitário. Os homens do povo Wodaabe se enfeitam com maquiagens chamativas para um ritual que garantirá o futuro de seu povo. Observe uma sequência espetacular, em que milhares de homens pescam com a mão em um lago do deserto. A chegada das chuvas no Mali é recebida com alegria, mas o perigo está sempre por perto.

Episódio 8 : Cidades


As cidades são nossa maior história de sucesso: construídas pelos humanos e para os humanos. Quase metade da população mundial vive em ambientes urbanos. Elas foram construídas para manter o mundo selvagem do lado de fora, mas isso é impossível: de percevejos que sugam nosso sangue à noite a gangues de macacos e alces que invadem cidades, não há como suprimir a natureza. Nem todos os animais urbanos são bichos de estimação. Os curtumes de couro em Fez dependem das fezes dos pombos. Até mesmo a futurista Dubai não pode ficar sem os falcões. Começamos a entender que a selva urbana pode ser o lugar onde a natureza é mais necessária.


Esse tipo de documentário me faz pensar em como somos inúteis, e como o mundo a nossa volta é tão grande. 
Eu vou me OBRIGAR a baixar-lo! Tenho certeza de que ele será lindo que não vai me decepcionar.



 Veja imagens e vídeos na Discovery.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário