sexta-feira, 16 de março de 2012

Dica de final de semana: O menino de Pijama Listrado



Esses dias estava na casa de uma amiga conversando sobre livros que depois viraram filme, e como eu fico  irritada com alguns deles por não terem sido tão bons quanto a obra escrita. Já que vão fazer o filme, porque não caprichar e ser fiel ao livro??  Cheguei a conclusão de que os filmes nunca serão tão bons quanto os livros porque, por mais que se assemelhem a eles, nunca vão ser exatamente o que agente imaginou enquanto estava lendo. Mas alguns filmes ficam tão bons, que acabam "complementando" o livro, e você acaba gostando dos dois, o que é o caso do Menino do Pijama Listrado que é o tema do DDFDS (gostou da abreviação? haha) de hoje!

 Quando peguei o livro emprestado, já tinha ouvido falar do filme, mas nem sabia que era baseado em um livro- isso não é novidade pra mim, já que foi assim também com Memórias de uma Gueixa que é um dos meus livros preferidos. O livro todo é bem pequeno, tem só 200 páginas e o autor Jonh Boyne disse que  o escreveu em dois dias! Dá pra acreditar que um livro tão legal e cheio de conteúdo cultural possa ter sido escrito em tão pouco tempo?
A história fala de Bruno, um menino alemão que é forçado a se mudar para uma cidade do interior onde há um campo de concentração nazista. Lá ele acaba conhecendo Shmuel, um garoto judeu que tem a mesma idade que ele, e acabam ficando amigos, pois como o próprio Bruno diz "É injusto! O Shmuel lá dentro com todas aquelas crianças para brincar e eu aqui sozinho".


Tanto o livro como o filme te deixa com uma sensação boa e ruim ao mesmo tempo. Ao ver a inocência com que os dois se tratam, agente acaba refletindo sobre como um ser humano pode fazer crueldades com outro ser que é exatamente igual a ele. Eu amo filmes ou livros que me passam a agonia que o personagem sente, que me façam chorar, ou sentir pena, pra mim esses são os melhores. Gosto também de histórias que tem uma base histórica, parece que assim ela fica mais real (não que eu também não goste de fantasia, mas vocês entenderam) e tem tudo isso no filme e no livro. 
Bom, eu não vou contar mais para não estragar a vontade de ler e assistir, mas eu recomendo muito, está com certeza na lista dos meus livros/filmes prediletos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário