quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que são esses tais de S.O.P.A e P.I.P.A?


Nas últimas semanas, o que mais lemos e ouvimos falar na internet é sobre o S.O.P.A. e o P.I.P.A. Mas afinal o que é isso?
Vamos por partes: primeiro o que é S.O.P.A?
Não é de comer. Tá, piadinha manjada e sem graça, mas é só pra quebrar o gelo :|
A sigla S.O.P.A  significa Stop Online Piracy Act (em português ficaria algo como Lei de Combate a Pirataria Online). É um projeto de lei dos Estados Unidos criada com o objetivo de combater a pirataria online, ou seja bye bye downloads de  músicas, séries, filmes, programas,textos,etc...que ferem os direitos autorais de conteúdo. Por exemplo, se você assiste séries baixadas de algum site da internet, provavelmente depois que o episódio vai ao ar na televisão dos EUA, ele é gravado, legendado e disponibilizado "ilegalmente" para download, em algum site de hospedamento de arquivos como o Fileserve e o MegaUpload. Isso quer dizer que o episódio que você baixou fere os direitos autorais, pois foi pirateado do canal que o produziu, sem ele receber$$$ nada$$ por$$ isso$$$, o mesmo acontece com filmes músicas e livros. Entendeu?


 E o P.I.P.A?
P.I.P.A significa Protect IP Act (Ato de Proteção de IP) é outro projeto de lei que se aprovado permitirá ao governo Americano fazer com que os provedores de internet (ex: GVT, TIM, NET, etc..) a bloquear sites que tenham conteúdo de compartilhamento de dados, ou sites que apontem para esses conteúdos como os próprios blogs, fóruns ou sites de busca do Google. Ou seja: você tem um blog e deseja fazer um link de algum site como esse. Já que esse site é de compartilhamento de dados (pois é um site de downloads) a lei permite que seu blog seja retirado do ar SEM AVISO PRÉVIO pois está colaborando com a pirataria virtual de compartilhamento. Já imaginou? Um dia você faz um post sobre algum site que você gostou, e no outro seu blog é excluído sem nem você saber exatamente o porque.


Mas quem faria isso?
Os maiores interessados na aprovação das leis são empresas de entretenimento como grandes gravadoras, ou produtoras de televisão e de cinema. Elas querem diminuir o compartilhamento de dados ilegais na internet, forçando-nos a pagar pelo conteúdo.

Eu deveria me preocupar, se a lei é só nos EUA?
Claro que deve! Mesmo que você não baixe NADA (o que eu acho quase impossível) sites que costumamos usar como o Goolgle, ou Rapidshare por exemplo, terão tanto conteúdo barrado que pouco a pouco perderão seu valor, as séries que tanto gostamos de assistir não serão mais veiculadas, pois serão consideradas pirataria virtual, sites que pessoas usam para se expressar ou divulgar o que fazem como o próprio Youtube serão barrados se forem acusados de infração. Se a lei for aprovada nos EUA isso pode ser refletido no resto do mundo, até que chegasse ao ponto de a internet ficar nas mãos dos governos dos países acabando com nossa liberdade de expressão.


Alguns Sites que Protestaram:




Quarta feira (18) alguns sites como o Winkipédia, o Flickr, Goofle e até o site brasileiro Gilbertogil.com protestaram contra as leis, tirando os sites do ar.


Bom, neste post eu tentei esclarecer e deixar o entendimento mais fácil, espero que vocês tenham entendido que isso é uma coisa séria, e que não devemos nos calar quando o assunto é repressão, nós temos o direito a uma internet livre, para podermos nos expressar nossa voz! É dever dos jovens e dos usuários de sites procurar e se informar sobre projetos e leis que possam interferir em nosso cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário